Apesar dos volumosos V-Twin, o
moderno 7d continua lembrando as origens como bicicleta: grande rodas raiadas e
um quadro tubular de perfil estreito, sem o esquecer do selim de bicicleta. A
propulsão por meio de correia move a roda traseira diretamente e sistema de transmissão por corrente em separado.
De qualquer maneira a Harley Davidson equipou a maquina na desse modelo com um
controle de tensão da correia que, com o motor em marcha, também podia ser
usado como embreagem. Com isso desaparecia, pela primeira vez na Harley
Davidson, o quase infreável impulso que tenta levantar e recolher o suporte
principal da maquina que arremete para diante com o motor ligado, enquanto a
moto, já sem piloto, quer partir sozinha. A correia, de certa forma, podia ate
ser regulada em varias posições fixas: pratico na chuva ou com vazamento de
óleo. Para não falar do transito urbano com o o permanente pare-siga, que não
deve ser esquecido, a motocicleta ainda dividia as ruas quase, exclusivamente,
com veículos puxados a cavalo e bondes. Os automóveis ainda eram uma presença
de exceção
O tanque redesenhado integrava os reservatórios de óleo e
combustível, a lubrificação do motor ocorria mediante a perda do óleo. Os
preços do óleos e os cuidados com o meio ambiente ainda não entravam em questão
na época. A grande caixa de ferramentas n~~ao era nenhuma decoração: pés
chatos, nas estradas ruins, obrigaram os motociclistas a cria-la- e numerosas
engraxeiras no motor, na propulsão e nas juntas, abriam-se para receber fluido
lubrificante. Com as ferramentas de bordo, o motociclista podia desmontar
praticamente todas as partes da motocicleta para reparos, quase se tratava de
reparar as partes de metal, o ferreiro mais próximo tinha de intervir
também. O ano de 1911 foi importante na
historia da empresa Harley e Davidson pois diante do continuado “Boom” de
motorização, a administração se decidiu por uma nova expansão na Juneau Avenue:
com um credito bancário de Marshall e Isley, foi lançada a pedra fundamental
para o significativo aumento das instalações de produção. Enquanto em 1911
ainda trabalhavam na Harley Davidson 481
empregados, no ano seguinte estes já somavam 1076! O numero de motocicletas
produzidas, em comparação, caiu de 6.625 em 1911 para 3.852 em 1912,
provavelmente por causa das providencias
de ampliação, pois já em 1913 a Harley davison produziu bem acima de 10.000
motocicletas. O “boom” das motos nos EUA estava a caminho de seu próprio clímax
- e a Harley Davidson saia com sucesso à
caça de clientes: “A maquina mais confiável, mais econômica, mais confortável e
mais fácil de acionar no mercado”, louvava o folheto – e com isso, tinha por
alvo, principalmente os comerciantes que deveriam utilizar as motocicletas para
as entregas de mercadorias.
Dados
técnicos Modelos 7d (1911)
Chassi: Quadro tubular de aço polido, rígido.
Garfo: Molas helicoidais
Motor: V2 refrigerado a ar, IOE admissão sobre
exaustão, transmissão por correia de couro, ignição a magneto
Cilindros: 2,45° ângulo dos cilindros
Deslocamento: 50 polegadas cubicas
Potencia: Certa de 7 hp
Ano de construção
: 1911
Escritor por: Fabio Santos
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